Estudo da relação entre a composição química do filme passivo e o comportamento de corrosão do aço inoxidável ASTM F139 em meio fisiológico

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O aço inoxidável austenítico ASTM F139 tem aplicações na área ortopédica como em placas corretoras tibiais e femorais. O comportamento de corrosão desse material em meio fisiológico depende da estabilidade do filme passivo naturalmente formado em contato com a solução. O objetivo do presente trabalho foi investigar a relação entre a composição química do filme passivo formado sobre o aço inoxidável ASTM F139 e seu comportamento de corrosão em solução tamponada de fosfato (PBS) a 37C. A composição do filme passivo foi analisada por espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS). A resistência à corrosão foi analisada por espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica. O material foi testado na condição como-recebido e após tratamento térmico de recozimento por 8 h a 700 C sob atmosfera de argônio. Os resultados indicaram que a resistência à corrosão foi dependente do teor de molibdênio no filme passivo, o qual foi afetado pelo tratamento térmico de recozimento. O controle da composição do filme passivo pode ser usado para aprimorar a resistência à corrosão por pite do aço ASTM F139.

Como referenciar
OLIVEIRA, R.K.; OLIVEIRA, M.C.L.; CORREA, O.V.; ANTUNES, R.A. Estudo da relação entre a composição química do filme passivo e o comportamento de corrosão do aço inoxidável ASTM F139 em meio fisiológico. In: BURITI, JOSUE da S. (ed.); CRUZ, RITA de C.A.L. (ed.); FOOK, MARCUS V.L. (ed.). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10., 22 a 25 de agosto, 2018, João Pessoa, PB. Resumo... Belo Horizonte, MG: Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais, 2018. p. 147-147. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29486. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento