Investigação da superfície de um biomaterial metálico gravado por laser

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O aço inoxidável austenítico ISO 5832-1 é um dos mais utilizados no Brasil para aplicações biomédicas. No presente trabalho, amostras deste biomaterial foram preparadas e tiveram suas superfícies gravadas por laser de fibra óptica pulsado, em quatro níveis de frequência de pulsos diferentes. A técnica eletroquímica de varredura com eletrodo vibratório (SVET) foi utilizada como ferramenta para se determinar a densidade de correntes de corrosão, em solução de 0,1M de NaCl. Os resultados obtidos revelaram as maiores densidades de correntes anódicas nas regiões gravadas pelo feixe laser e, densidades de correntes catódicas nas regiões mais distantes das gravações, o que indica que a gravação por laser além de aumentar a rugosidade das superfícies, as torna essencialmente anódicas, altera a camada passiva, afeta a distribuição de densidades de correntes de corrosão e diminui a resistência à corrosão localizada deste biomaterial. A alteração nos valores da frequência dos pulsos do laser está diretamente relacionada ao comportamento observado nas superfícies analisadas.

Como referenciar
PIERETTI, E.F.; NEVES, M.D.M. Investigação da superfície de um biomaterial metálico gravado por laser. In: BURITI, JOSUE da S. (ed.); CRUZ, RITA de C.A.L. (ed.); FOOK, MARCUS V.L. (ed.). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10., 22 a 25 de agosto, 2018, João Pessoa, PB. Resumo... Belo Horizonte, MG: Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais, 2018. p. 255-255. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29493. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento