Síntese do pó cerâmico CaO-MgO-SiO2 utilizando método sol-gel combinado a precipitação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Após a descoberta do bioglass® por Larry Hench, os vitrocerâmicos são estudados por apresentarem bioatividade. Entre as cerâmicas utilizadas na ortopedia, a de CaO-MgO-SiO2 vem recebendo atenção por apresentar propriedades mecânicas melhoradas pela presença do Mg que também auxilia na sua integração com o tecido vivo. Várias técnicas de síntese podem ser aplicadas para obter pós cerâmicos de CaO-MgO-SiO2 , por exemplo, reação no estado sólido, coprecipitação, spray pirólise e sol-gel. Neste trabalho, gel de sílica foi obtido por método sol-gel através de reação de catálise ácida com HCl em solução de silicato de sódio. Em seguida, soluções clorídricas de cálcio e magnésio foram adicionadas para obter uma mistura de gel de Si, Ca2+ e Mg2+. Na mistura adicionou-se NaOH para precipitar hidróxidos de Ca e Mg. O produto foi filtrado, lavado e seco para obter o pó cerâmico precursor. O pó foi calcinado a 900ºC por 1h, prensado na forma de pastilha e sinterizado a 1200ºC por 2h. O corpo cerâmico obtido foi caracterizado por DRX, FTIR e MEV. Resultados de DRX revelaram a presença da fase cristalina diopside como a majoritária. A bioatividade da cerâmica foi verificada após 3 dias imersa em SBF (simulated body fluid). Teste de citotoxicidade confirmou viabilidade celular acima de 70%, o que segundo a norma ISO 10993-5 é sancionado como não citotóxico.

Como referenciar
LEME, D.; MORAIS, V.; RODAS, A.; HIGA, O.; YAMAGATA, C. Síntese do pó cerâmico CaO-MgO-SiO2 utilizando método sol-gel combinado a precipitação. In: BURITI, JOSUE da S. (ed.); CRUZ, RITA de C.A.L. (ed.); FOOK, MARCUS V.L. (ed.). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10., 22 a 25 de agosto, 2018, João Pessoa, PB. Resumo... Belo Horizonte, MG: Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais, 2018. p. 297-297. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29495. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento