Comportamento mecânico e caracterização microestrutural de um aço DP laminado a frio com revestimento de Zn para estampagem

Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Duas chapas de aços Dual Phase, com composição química e resistência mecânica semelhantes, foram utilizados no processo de estampagem a frio. Uma das chapas apresentou problemas de trincamento durante o processo de estampagem a frio e a outra não. O objetivo deste trabalho é comparar a microestrutura e as propriedades mecânicas em tração visando compreender o que causou a falha em uma das chapas. Diante disto, foram realizadas análise da composição química, caracterização por microscopia óptica e determinação da textura cristalográfica por difração de raios x. Ensaios de tração nas direções de 0°, 45° e 90° em relação à direção de laminação foram também realizados. O principal aspecto de diferenciação entre os aços foi a maior intensidade da fibra 𝛼𝛼 no material que trincou. Este fato justifica os resultados de estampagem a frio, pois a presença da fibra 𝛼𝛼 é prejudicial para materiais em processo de estampagem.

Como referenciar
SILVA, C.H.F. da; COUTO, A.A.; LIMA, N.B. de; AUGUSTO, A.; GOMES, L.S. Comportamento mecânico e caracterização microestrutural de um aço DP laminado a frio com revestimento de Zn para estampagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 4169-4180. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29541. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções