Caracterização de revestimento de nióbio e titânio como protetor da corrosão do aço-carbono (SAE 1020)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O aço-carbono é amplamente utilizado na engenharia devido ao seu baixo custo e propriedades mecânicas, porém é pouco resistente à corrosão, o que torna essencial o uso de tratamentos de superfície. Nesse estudo, a proteção contra a corrosão do aço carbono SAE 1020 promovida por um revestimento a base de nióbio e titânio foi investigada. O revestimento foi produzido a partir de uma resina obtida pelo método Pechini, calcinando a amostra a 450 ºC por 1 hora. As amostras foram caracterizadas por potencial de circuito aberto, espectroscopia de impedância eletroquímica, polarização potenciodinâmica anódica, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de energia dispersiva e difração de raios X. As análises eletroquímicas indicaram proteção contra a corrosão para os materiais revestidos. As análises morfológicas mostraram que houve a deposição de uma camada não homogênea e amorfa de óxidos.

Como referenciar
HELLEIS, R.; BERBEL, L.O.; COSTA, I.; TRACTZ, G.T.; OLISZESKI, D.C.S.; BANCZEK, E.P. Caracterização de revestimento de nióbio e titânio como protetor da corrosão do aço-carbono (SAE 1020). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 5292-5301. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29575. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções