Ligas à base de PrFeB produzidas por melt spinning para a fabricação de ímãs permanentes

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Ímãs permanentes de terras-raras são dispositivos utilizados em engenharia e ciências dos materiais devido às suas excelentes propriedades magnéticas como alta coercividade e capacidade de fornecer um alto fluxo magnético. Há duas técnicas utilizadas na fabricação de ímãs permanentes de terras-raras; a metalurgia do pó é um processo utilizado na produção de ímãs permanentes anisotrópicos e de alto desempenho e os processos “melt spinning” e HDDR (hidrogenação, desproporção, dessorção e recombinação) são amplamente utilizados na fabricação de produtos isotrópicos na forma de fitas, “flakes” ou pós para a produção de ímãs poliméricos. Neste trabalho estudou-se a influência nas propriedades magnéticas de ligas produzidas à base de Pr14FebalCo16B6Nb0,1(X), onde X = Al, Zr e Dy processadas por "melt spinning" ( resfriamento super-rápido ). A velocidade da roda ( coquilha ) utilizada no processo variou de 15 a 30 m/s e a pressão de vazamento da liga líquida fundida sobre a superfície da coquilha de 190 a 380 torr em uma atmosfera controlada com gás argônio até 92 Torr. Neste processo o metal fundido foi resfriado na ordem de 10000000 K/s e obteve-se fitas e/ou "flakes" de até 100 μm de espessura e acima de 1 mm de largura. Resultados mostraram que as ligas processadas por "melt spinning" são cristalinas e a velocidade da roda e a pressão de vazamento da liga fundida influenciaram consideravelmente no tamanho de grão e consequentemente nas propriedades magnéticas das ligas produzidas. Tamanho de grão até 123 Angstrons e coercividade até 235 kA/m foram obtidos.

Como referenciar
MEIRA, M.A.; MOISES, L.C.; SILVA, M.R.M.; JANASI, S.R.; TAKIISHI, H. Ligas à base de PrFeB produzidas por melt spinning para a fabricação de ímãs permanentes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 5777-5777. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29596. Acesso em: 17 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento