Análise do comportamento estático de mancais hidrodinâmicos pelo método de elementos finitos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Mancais são dispositivos empregados em conjuntos mecânicos a fim de suportar cargas e dar apoio aos componentes gerais de um sistema, guiando ou restringindo os graus de liberdade durante a sua movimentação. Dentre os modelos de mancais mais empregados, os mancais hidrodinâmicos são largamente utilizados por suportarem situações onde há a necessidade de altas cargas, altas rotações e boa precisão. Desta maneira, o presente estudo visa através do modelamento da bucha um mancal hidrodinâmico realizar a análise estrutural estática do componente, empregando-se o Método de Elementos Finitos. Para validação do perfil geométrico da bucha, foi desenvolvido um estudo de materiais – liga de bronze TM 23 e TM 620; liga de alumínio 6061 e alumínio-lítio 8090 – avaliando o desempenho sob os esforços solicitados de acordo com as condições do projeto. Os resultados indicaram valores promissores para liga de bronze TM 23, validando o seu emprego em sistemas de alta rotação.

Como referenciar
BENTO, R.T.; FERRUS FILHO, A. Análise do comportamento estático de mancais hidrodinâmicos pelo método de elementos finitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 6317-6328. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29606. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções