Efeito do estiramento em rodas de aço avaliado por propriedades mecânicas e por tensões residuais
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2018
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CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Resumo
A indústria automobilística, procurando a diminuição de custos e aumento de
desempenho de seus produtos, sempre está interessada na redução de peso nos
automóveis. Para isto, um item que pode contribuir de maneira bem eficiente é a roda.
Uma alternativa é a redução de espessuras quando a matéria prima é o aço. Na
fabricação de rodas de aço, tem-se desenvolvido processos, com o objetivo de se
reduzir seu peso. Uma opção é a redução das espessuras dos componentes, com a
utilização do processo de estiramento. Este processo proporciona melhorias de
desempenho do produto com redução estratégica de espessura. Essa redução por
estiramento proporciona a roda uma geometria de melhor desempenho nos testes de
resistência, e causa um efeito benéfico na curva tensão deformação do aço
empregado, ou seja, mesmo com um aço de baixo carbono, consegue-se aprovar
rodas em testes bem rígidos de resistência à fadiga por alta ciclagem. No entanto os
efeitos do processo de estiramento, quanto as propriedades mecânicas e tensões
residuais no material que passa pelo processo de estiramento não são bem
conhecidas, principalmente os efeitos numa região soldada. Portanto este trabalho
tem como objetivo a investigação e análise destas propriedades antes e depois dos
processos de soldagem e estiramento, para enriquecer o conhecimento destes efeitos
neste processo particular. O estiramento na fabricação de rodas é utilizado para
aumentar a largura do aro, e na conformação do disco, que deve atender o perfil
determinado em projeto, de modo a resistir os testes de fadiga por rolagem e de
momentos de flexão e torsor alternados. A presente proposta de estudo é analisar os
efeitos do processo de estiramento, no material empregado na fabricação das rodas,
pois com o melhor entendimento destes fenômenos, e da identificação dos parâmetros
do processo que são benéficos, poder-se-á maximizar a otimização da massa da roda,
um grande objetivo para o setor rodas de aço. Os métodos propostos para a
identificação dos efeitos do estiramento no aço empregado para a fabricação de rodas
serão ensaios de tração e as medidas de tensões residuais por difração de RX (SAE
HS 784, 2003), somados a mapas de dureza, executados no material antes e depois
do processo de estiramento.
Como referenciar
ALENCAR, M.A.; ROSSI, J.L.; MUCSI, C.S. Efeito do estiramento em rodas de aço avaliado por propriedades mecânicas e por tensões residuais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 6578-6578. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29612. Acesso em: 29 Mar 2024.
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