Novas aplicações do pó de pneu reciclado via microondas

Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A reciclagem de materiais poliméricos tem sido objeto de estudos a fim de poupar recursos naturais, principalmente de fontes não renováveis, com objetivo de minimizar os impactos causados ao meio ambiente. Nesse cenário, aparecem os materiais elastoméricos, como a borracha, principalmente a utilizada na fabricação de pneus, uma vez que a indústria pneumática consome aproximadamente 60% da produção de borracha. Como a destinação final de forma ambientalmente correta do pneu é uma exigência, devidamente amparada por normas e leis nacionais e internacionais, o objetivo desse trabalho é desenvolver um estudo sobre a eficácia das irradiações das microondas no processo de desvulcanização do pó de pneu. Para esse estudo as amostras de pó de pneu foram submetidas a irradiações de microondas, e posteriormente incorporadas a matrizes poliméricas de Borracha Natural (NR) e Borracha de Butadieno Estireno (SBR), e caracterizadas por meio de ensaios para verificação de suas propriedades. Para caracterização das amostras, assim como a eficácia do processo, serão utilizados: (Ensaio de Dureza; Ensaio de Tração; Ensaio de Alongamento; (TGA), Análise Termogravimétrica; (DSC), Calorimetria Exploratória Diferencial). Verificou-se que dependendo da porcentagem de pó de pneu incorporado a matriz polimérica, a variação de propriedades é aumentada.

Como referenciar
CANAZZA, M.A.; WIEBECK, H.; SCAGLIUSI, S.R. Novas aplicações do pó de pneu reciclado via microondas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 8280-8280. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29670. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento