Efeito da texturização por laser de pulsos ultracurtos na resistência ao desgaste abrasivo de ferramentas de corte cerâmicas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECANICA, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Sabendo-se que compósitos cerâmicos sob condições de deslizamento seco apresentam sérios problemas relacionados ao atrito e desgaste, a aplicação do laser de pulsos ultracurtos na modificação da topografia da superfície de saída tem se mostrado promissora na alteração das condições tribológicas da interface cavaco-ferramenta afetando o mecanismo de formação do cavaco e, consequentemente, a melhoraria do desempenho da ferramenta durante a usinagem. Nesse sentido, o presente trabalho visou investigar o efeito da texturização por laser de femtossegundos (10-15 s) no compartamento tribológico de ferramentas de corte cerâmicas. Para tanto foram realizados ensaios de microdesgaste abrasivo para avaliar a resistência ao desgaste das superfícies de saída (Aγ) de insertos cerâmicos à base de alumina (Al2O3). Os parâmetros do ensaio tribológico foram mantidos constantes variando-se apenas o tratamento de Aγ das amostras ensaiadas, uma referência sem textura e outras duas com dois padrões de textura na forma de microssulcos paralelos com variação no espaçamento entre os canais (passo).. Os resultados mostraram que superfície de referência apresentou maior resistência ao desgaste, e que quanto maior o espaçamento entre os microssulcos melhor a resistência ao desgaste para as ferramentas cerâmicas texturizadas nas condições de ensaio investigadas.

Como referenciar
MELO, CAIQUE R.; CARNEIRO, MARCELO B.; SAMAD, RICARDO E.; VIEIRA JUNIOR, NILSON D.; ROSSI, WAGNER de; BARBOSA, PATRICIA A. Efeito da texturização por laser de pulsos ultracurtos na resistência ao desgaste abrasivo de ferramentas de corte cerâmicas. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECANICA, 10., 20-24 de maio, 2018, Salvador, BA. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29729. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções