Estudo comparativo dos algoritmos de normalização por combinação de histogramas e de dois passos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
SIMPOSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATISTICA, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O uso de técnicas multivariadas em resultados experimentais representa uma crescente responsabilidade sobre o pesquisador, no sentido de entender, avaliar e interpretar os resultados, em especial os mais complexos. Um auxílio nessas tarefas é a compreensão das características básicas dos dados e de suas relações. O ponto de partida na interpretação dos resultados é caracterizar a forma de sua distribuição. Neste trabalho foram estudados dois algoritmos estatísticos: combinação de histogramas e de dois passos. Os estudos foram realizados usando uma base de dados de 161 amostras nas quais foram determinadas as frações de massa de K, La, Lu, Na, U, Yb, CE, Cr, Cs, Eu, Fe, Hf, SC, Tb e Th usando o método de análise por ativação com nêutrons. Os resultados foram comparados usando gráficos de histogramas, de probabilidade normal e o Teste de Shapiro-Wilks. Os resultados mostraram que o algoritmo de dois passos é superior.

Como referenciar
NOGUEIRA, ANDRE L.; MUNITA, CASIMIRO S. Estudo comparativo dos algoritmos de normalização por combinação de histogramas e de dois passos. In: SIMPOSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATISTICA, 23., 23-28 de setembro, 2018, São Pedro, SP. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29796. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções