Estudo da mobilidade logística a partir da caracterização química da cerâmica do “Sítio Capim” em Araripina, Pernambuco, Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Cadernos do Lepaarq
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Neste trabalho de cunho interdisciplinar foi utilizado método de análise por ativação com nêutrons instrumental (INAA) com o objetivo de determinar a composição química elementar de 57 fragmentos de cerâmica proveniente de cinco manchas do sítio arqueológico “Sítio Capim”, no estado de Pernambuco, no Brasil. O conjunto de dados foi analisado por meio de análise de cluster e análise discriminante para a definição de grupos químicos. Os resultados mostraram três grupos químicos distintos, as diferenças podem ser entendidas em termos de mobilidade desses grupos humanos devido à disponibilidade de matérias-primas.

Como referenciar
MUNITA, CASIMIRO S.; CARVALHO, PATRICIA R.; OLIVEIRA, CLAUDIA A. de; AMARAL, ALENCAR de M.; SULLASI, HENRY L. Estudo da mobilidade logística a partir da caracterização química da cerâmica do “Sítio Capim” em Araripina, Pernambuco, Brasil. Cadernos do Lepaarq, v. 15, n. 30, p. 179-190, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29797. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções