Cálculo de ativação dos materiais introduzidos pela substituição do núcleo no reator IPEN/MB-01

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório é parte integrante do projeto de adaptação das instalações do reator IPEN/MB-01 para substituição do núcleo atual de varetas por um núcleo de elementos combustíveis de placas paralelas. Seu objetivo é apresentar o cálculo de ativação dos materiais introduzidos no reator devido à troca do núcleo, a saber: liga de alumínio 6061, presente em diversos componentes do núcleo; cádmio, utilizado como veneno queimável nos elementos combustíveis; háfnio, utilizado como material absorvedor nas barras de controle do reator. Na primeira revisão todos os cálculos foram refeitos para levar em conta os novos valores de fluxo de nêutrons no interior do núcleo atualizados pelo relatório IPEN-CEN-PSERMB- 005-00-RELT-014-01. Essa atualização nos cálculos foi efetuada utilizando uma versão mais recente do pacote de códigos SCALE, a versão 6.2.2.

Como referenciar
SHORTO, JULIAN M.B. Cálculo de ativação dos materiais introduzidos pela substituição do núcleo no reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-028-01). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29800. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções