Avaliação dos coeficientes de dispersão atmosférica para liberações de rotina no sítio do RMB

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Esse documento apresenta uma avaliação dos coeficientes de dispersão atmosférica para liberações de longa duração (liberações de rotina) em torno do sítio do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) localizado no município do Iperó (SP). As estimativas do X/Qrotina são apresentadas considerando-se as liberações de efluentes gasosos ao nível do solo (H=0 m) e as liberações através da chaminé dos prédios N01 e N03 (H=45 m). A altura da chaminé dos edifícios N01 e N03 é assumida com 45 m considerando-se o discutido no relatório técnico IPEN-CEN-PSERMB- 006-00 RELT-001-00 emitido em 04/abril/2019. Não é assumido a sobre-elevação da pluma (plume rise) pois as características operacionais da chaminé (velocidade de exaustão, temperatura do efluente, diâmetro interno e externo) ainda não foram formalizadas pela INVAP e AMAZUL. Estudos preliminares da dispersão atmosférica de efluentes em condições de operação normal em torno da região do sítio do RMB, já foram anteriormente apresentados na Seção 2.4 – Meteorologia do Relatório do Local para uma chaminé de 40 m e dados meteorológicos do sítio do CEA compreendendo o período de 2002 a 2012. Esse relatório recalcula os valores dos coeficientes da dispersão atmosférica em condições de operação normal assumindo a altura definitiva da chaminé com 45 m e os dados meteorológicos compreendendo o período de 2010 a 2016. Parte desse conjunto de dados meteorológicos já abrange os dados meteorológicos coletados através da torre meteorológica do sítio do RMB. Os resultados mostram que os coeficientes de dispersão atmosférica, assumindo liberações de rotina pela chaminé com altura de 45 m, não alteram significativamente as estimativas apresentadas anteriormente no Relatório do Local, e que os máximos coeficientes de dispersão atmosférica continuam sendo observados para distâncias muito próximas do perímetro do sítio do RMB. Além do mais, a ordem de grandeza desses fatores não propiciará resultados de concentração ou dose radiológica significativos para o indivíduo do público.

Como referenciar
MOLNARY, LESLIE de. Avaliação dos coeficientes de dispersão atmosférica para liberações de rotina no sítio do RMB. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-002-00). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29913. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções