Análise da evolução das áreas contaminadas no município de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Foco
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O expressivo surgimento de áreas contaminadas ao redor do globo, especificamente em centros urbanos industrializados, é resultado de processos socioeconômicos sem a percepção da relevância das questões ambientais a eles associadas. O uso e a ocupação do solo das cidades se deram sem o conhecimento de parâmetros de proteção e controle ambiental. O solo era visto como um local seguro para a disposição de rejeitos, um local onde o processo de degradação de contaminantes aconteceria naturalmente. Diante da enorme velocidade com que ocorreu o crescimento metropolitano, só tardiamente o poder público se proveu de instrumentos legais para buscar proteção e ordenação no uso do solo. Somente no final do século XX, a questão das áreas contaminadas começou a ser debatida, estando atualmente associada ao tema da revitalização urbana, buscando conferir novo uso sustentável para essas áreas contaminadas com o objetivo de agregá-las ao tecido urbano, estimulando e possibilitando a requalificação urbana. Essa mudança de postura intensificou o reconhecimento de áreas nas quais se desenvolveram atividades potencialmente poluidoras, ocorridas principalmente em regiões densamente povoadas e industrializadas, e sua reutilização, se feita sem a adoção de critérios adequados pode representar um grave risco para a saúde das populações locais. Uma das características da cidade de São Paulo é o seu grande dinamismo e por ter passado por diversos rearranjos espaciais, ao longo das últimas décadas. Devido o caráter dinâmico da cidade e da importância da identificação efetiva das áreas contaminadas, a fim de que estas sejam refuncionalizadas adequadamente, neste trabalho foram estudados os mecanismos que possibilitam a identificação destas áreas na cidade de São Paulo, associado a uma apreciação da sua evolução histórica. O significativo aumento no número de áreas na cidade de São Paulo não deve ser entendido como um fator negativo. O conhecimento real da situação possibilita que a questão seja tratada de forma assertiva. É importante conhecer a dimensão do problema para que a solução desenvolvida abranja todas as suas dimensões.

Como referenciar
LINO, JULIANA dos S.; AQUINO, AFONSO R. de. Análise da evolução das áreas contaminadas no município de São Paulo. In: ANDRADE, DARLY F. (ed.). Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Foco. Belo Horizonte, MG: Editora Poisson, 2019. v. 12, cap. 4. p. 51-58. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30086. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções