Avaliação de dosímetros OSL na determinação de curvas de isodose de uma simulação de planejamento de tratamento de vértebra com proteção da medula espinhal utilizando VMAT

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Proteção contra radiações na comunidade dos países de língua portuguesa
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicabilidade de dosímetros e microdosimetros OSL de LiF:Mg,Ti (TLD-100) na determinação das curvas de isodose em planejamentos utilizando a técnica de VMAT. Foi simulado um planejamento de tratamento de vértebra com proteção da medula espinhal em que a dose média absorvida obtida através dos dosímetros OSL apresentou uma variação máxima de 3,85% em relação aos valores calculados pelo sistema de planejamento Eclipse 11.0. A variação entre o intervalo de dose obtido com o emprego dos dosímetros OSL e fornecido pelo Eclipse 11.0 está de acordo com os limites aceitáveis para a área da radioterapia. Observou-se que, por serem de menor tamanho, os microdosímetros de LiF:Mg,Ti apresentam uma menor probabilidade de estarem posicionados em mais de uma curva de isodose ao mesmo tempo no planejamento. Sendo assim, apresentaram os melhores resultados.

Como referenciar
BRAVIM, A.; SAKURABA, R.K.; CAMPOS, L.L. Avaliação de dosímetros OSL na determinação de curvas de isodose de uma simulação de planejamento de tratamento de vértebra com proteção da medula espinhal utilizando VMAT. In: NEVES, LUIS (coord.). Proteção contra radiações na comunidade dos países de língua portuguesa. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. p. 111-120. DOI: 10.14195/978-989-26-1602-5. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30095. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções