Reatividade in vitro de nitreto de silício contendo SiO2 e SrO

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Nesse trabalho, biocompósitos densos de nitreto de silício foram estudados visando sua utilização como componentes e dispositivos protéticos que requeiram boa interação com o tecido ósseo. Para tanto, cerâmicas de nitreto de silício em diferentes composições contendo SiO2 e SrO foram obtidas. Os aditivos foram selecionados para contribuir com a bioatividade e habilidade do material final em se ligar com o osso. Além disso, a liberação de estrôncio no paciente promove a proliferação de osteoblastos, aumentando o potencial do material para aplicações biomédicas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento biológico in vitro de cerâmicas de nitreto de silício contendo SiO2 e SrO, por meio de testes de imersão em SBF (simulated body fluid). Os resultados mostraram que as composições estudadas conduziram à formação de depósitos contendo fósforo e cálcio superficial após 4 dias de imersão, demonstrando a capacidade dos materiais para aplicações na cirurgia maxilofacial, sistemas de miniosteofixação, espaçadores na fusão intervertebral e raízes dentais.

Como referenciar
NASCIMENTO, S.F.; RIBEIRO, C.; FERREIRA, T.S.; GUEDES-SILVA, C.C. Reatividade in vitro de nitreto de silício contendo SiO2 e SrO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 4-4. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30133. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento