Caracterização das frações de fósforo no sedimento superficial dos rios Aracaí, Carambeí e Guaçu na cidade de São Roque/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Neste trabalho foi realizado o fracionamento do fósforo nos sedimentos dos rios Aracaí, Carambeí e Guaçu da cidade de São Roque/SP. O método analítico utilizado foi o Protocolo desenvolvido pelo Standards, Measurements and Testing (SMT), que fracionou o fósforo nos sedimentos em total (PT), inorgânico (PI), orgânico (PO), não apatítico (PINA) e apatítico (PIA). Teve por objetivo avaliar a distribuição e fracionamento do fósforo nos sedimentos dos principais rios da região, a fim de verificar a contribuição do fósforo no processo de eutrofização, além dos demais impactos antrópicos que possam implicar na qualidade das águas dos rios do Município. Para tanto, foram avaliados 5 pontos amostrais, determinadas concentração de PT, PO, PI, PIA e PINA, juntamente com os parâmetros físico-químicos (granulometria, pH, e matéria orgânica). As maiores concentrações ocorreram nos sedimentos do ponto G4 com 456,9 mg.kg-1 para PT. Os teores de PI foram maiores que os de PO na maioria dos pontos. Os teores de sedimentos finos e de matéria orgânica foram os principais parâmetros ambientais correlacionados com as frações de fósforo. De acordo com a resolução CONAMA 344/04, as concentrações de fósforo encontradas estão abaixo do nível estabelecido.

Como referenciar
LIMA, SAMIA R.M.; FAUSTINO, MAINARA G.; SANTOS, EDDY B. dos; SILVA, TATIANE B.S.C. da; PIRES, MARIA A.F.; COTRIM, MARYCEL E.B. Caracterização das frações de fósforo no sedimento superficial dos rios Aracaí, Carambeí e Guaçu na cidade de São Roque/SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16., 2-6 de setembro, 2018, São Paulo, SP. Anais... São Paulo: ABGE, 2018. p. 1-10. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30134. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções