Logística reversa de explantes cirúrgicos em um hospital filantrópico

Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista de Gestão em Sistemas de Saúde
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Explantes cirúrgicos são dispositivos metálicos que foram implantados cirurgicamente em pacientes e que depois de retirados seguem uma destinação diferenciada dos demais resíduos hospitalares, já que devem ser submetidos ao processo de esterilização para serem considerados resíduos sem risco biológico. O presente estudo teve como objetivo implantar um sistema de gerenciamento de descarte de explantes cirúrgicos, após um diagnóstico realizado por meio do uso parcial da ferramenta de avaliação o Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA), considerando as etapas de preparação dos materiais, desde a geração do resíduo até sua disposição final. Para a implantação do sistema de gerenciamento foram aplicadas ferramentas de controle, elaboração de fluxo e capacitação dos funcionários, cujos métodos foram preparados em conjunto com os responsáveis pelas as áreas técnicas envolvidas e, por fim, após o explante ser considerado resíduo inservível é encaminhado a uma empresa especializada no tratamento dos resíduos de explantes para a manufatura reversa. Estudos futuros devem ser realizados para ampliar a análise para outros estabelecimentos de serviços de saúde, bem como realizar uma análise mais aprofundada da ecoeficiência do processo hospitalar. Com as medidas supracitadas implantadas, foi observado que houve um aumento de 45% para 100% da ecoeficiência nas operações relacionadas à destinação de resíduos de explantes, como resultado das melhorias implantadas no gerenciamento de descarte e encaminhamento para manufatura reversa.

Como referenciar
URIOSTE, ARIEL; ZAJAC, MARIA A.L.; AQUINO, SIMONE; RIBEIRO, ANDREZA P. Logística reversa de explantes cirúrgicos em um hospital filantrópico: implantação de um novo modelo ecoeficiente de gerenciamento de resíduo hospitalar. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 7, n. 3, p. 257-273, 2018. DOI: 10.5585/rgss.v7i3.415. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30442. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções