Desenvolvimento de um kit postal dosimétrico para calibração de aplicadores clínicos de betaterapia no Brasil

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Linda Viola Ehlin Caldas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O sistema de saúde no Brasil, como um todo, possui déficits em mão de obra e em infraestrutura. A betaterapia é uma das alternativas que o Sistema Único de Saúde e serviços particulares implantam para suprir a demanda. Aplicadores clínicos de 90Sr/90Y são utilizados para tratamentos dermatológicos e oftálmicos, substituindo o uso de aceleradores lineares, porque são de custo mais baixo, mais práticos e possuem 28,8 anos de meia-vida. A calibração e a recalibração periódica destes aplicadores, para verificação da taxa de dose absorvida, são essenciais para garantir a segurança nos tratamentos clínicos. Trabalhos de pesquisas mostram discrepâncias entre a calibração do fabricante e a realizada em laboratórios, podendo ter consequências danosas para os pacientes. Além disso, são poucos os laboratórios de calibração do tipo padrão primário para fontes de radiação beta no mundo. Na América Latina não existem laboratórios de calibração com este perfil. Foi desenvolvido neste trabalho um kit postal dosimétrico que permitiu a recalibração dos aplicadores clínicos utilizados em hospitais, de maneira prática, rápida e com instruções, por meio de seu envio aos proprietários, e depois retornando ao IPEN para posterior avaliação. Para isto, alguns materiais dosimétricos foram caracterizados em feixes padronizados de radiação beta, utilizando as técnicas de termoluminescência e luminescência opticamente estimulada para comparação de resultados da resposta quanto à reprodutibilidade, linearidade, curva dose-resposta e dependência angular, definindo as condições mais adequadas e o grupo de dosímetros para calibração dos aplicadores clínicos.

Como referenciar
LITVAC, DANIEL. Desenvolvimento de um kit postal dosimétrico para calibração de aplicadores clínicos de betaterapia no Brasil. Orientador: Linda Viola Ehlin Caldas. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2019.tde-21112019-165533. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30492. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções