Avaliação da qualidade da área costeira da região de Caraguatatuba utilizando conchas de organismos bivalves

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O processo desordenado da industrialização originou graves problemas de poluição para o meio aquático. Inúmeros episódios de contaminação de regiões costeiras, ocorridos no mundo todo, levaram muitos países a estabelecer extensos programas de monitoração, que incluem análises de águas, sedimentos e organismos marinhos, para diversos contaminantes orgânicos e inorgânicos. As concentrações de substâncias potencialmente tóxicas em água do mar são extremamente baixas e consideravelmente diversificadas no espaço e no tempo, tornando assim suas determinações complexas. O presente trabalho consiste em avaliar a exposição, os efeitos e a bioacumulação de contaminantes em conchas de mexilhões Perna perna e vôngole Anomalocardia brasiliana nativos, por um período de um ano (4 estações) em Praias de Caraguatatuba pela avaliação da bioacumulação sazonal dos seguintes elementos: As, Co, Cr, Fe, Se e Zn pelo métodos de análise por ativação com nêutrons instrumental (INAA), Cd e Pb chumbo por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GF-AAS) e Hg, por espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio (CV-AAS).

Como referenciar
PAULA, JOSE H. de; CATHARINO, MARILIA G.M.; THEOPHILO, CAROLINA Y.S.; SOUSA, EDUINETTY C.P.M. de; GASPARIO, MARCIA R.; LINS, CLAUDIO G.; SILVA, PAULO S.C. da. Avaliação da qualidade da área costeira da região de Caraguatatuba utilizando conchas de organismos bivalves. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 21-25, 2019, Santos, SP. Proceedings... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2019. p. 2934-2941. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30661. Acesso em: 23 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções