Estudo de estabilizantes para o óxido de grafeno reduzido por radiação gama

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O estudo do óxido de grafeno (OG) e de nanocompósitos à base do óxido de grafeno mostra se relevante devido à sua versatilidade em inúmeras aplicações, como na síntese de biossensores e na adsorção de nanopartículas metálicas. Por ser um nanomaterial, há uma grande dificuldade de impedir sua aglomeração em meio aquoso, gerando a necessidade de uma melhor compreensão de sua estabilidade Este trabalho propõe se a realizar um estudo da estabilidade do óxido de grafeno reduzido por radiação gama em diferentes dispersões: em meio aquoso básico, em poliacetato de vinilia (PVA), propano 2 ol, etileno glicol (EG) e água. Os métodos empregados para a caracterização do óxido de grafeno foram o DRX, FTIR e UV Vis. Os resultados obtidos na análise dos espectros das amostras irradiadas pelo DRX indicaram que houve a redução nas dispersões com Água, ISO, EG e PVA pelo deslocamento do pico característicos do OG de 10º nestas amostras, corroborado pelo deslocamento do pico da absorbância do UV Vis para a faixa de 240 270 nm, entretanto a amostra de NaCl não reduziu conforme visto no FTIR. Em meio aquoso houve uma redução na intensidade dos picos indicando a aglomeração do nanomaterial com o decorrer do tempo de análise. O uso dos estabilizantes ISO, PVA e EG melhor minimizaram este processo

Como referenciar
BRANDAO, OCTAVIO A.B.; SILVA, CAMILA L. da; JACOVONE, RAYNARA M.S.; TOMINAGA, FLAVIO K.; SAKATA, SOLANGE K. Estudo de estabilizantes para o óxido de grafeno reduzido por radiação gama. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 21-25, 2019, Santos, SP. Proceedings... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2019. p. 3144-3152. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30669. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções