Avaliação da radiação ioniante em ovários de Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Acari: Ixodidae) através da técnica do cometa

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Faculdades do Saber
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho avaliou os efeitos genotóxicos em tecidos ovarianos de ácaros do gênero Rhipicephalus (Boophilus) microplus, um carrapato que infesta, preferencialmente, bovinos com o intuito de aprimorar conhecimentos para se adaptar à técnica do inseto estéril como um meio de controle populacional deste parasita. Fêmeas ingurgitadas de sangue e em fase de pré postura foram irradiadas com doses de 0, 5, 10, 15, 20 e 25 Gy com Cobalto-60 e dentro de 24 horas foram dissecadas e seus ovários formaram uma amostra pool com os quais foi realizado o teste do cometa e a genotoxicidade inferida nestes tecidos foi proporcional ao aumento das doses ionizantes.

Como referenciar
PASQUALINI, ALEXANDRE A.; IRAZUSTA, SILVIA P.; ARTHUR, VALTER; BALSAMO, PAULO J. Avaliação da radiação ioniante em ovários de Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Acari: Ixodidae) através da técnica do cometa. Revista Faculdades do Saber, v. 4, n. 7, p. 466-471, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30821. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções