Preparação de catalisadores Pt/CeO2 promovidos por Fe e Sn via método de redução por álcool para a oxidação preferencial de CO em misturas ricas em hidrogênio (PROX-CO)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CATALISE, 20.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A reação de oxidação preferencial do CO (PROX-CO) é considerada uma alternativa eficiente e econômica para remoção de CO presente em correntes de H2 que são empregadas para a produção de energia limpa e sustentável via tecnologia de células a combustível. Isto porque, a reação de PROX-CO catalisada é capaz de reduzir a concentração deste contaminante para níveis menores que 50 ppm, evitando assim o envenenamento e consequente desativação dos eletrodos da célula. Os catalisadores de Pt têm se mostrado bastante promissores para emprego na reação de PROX-CO, apresentado altas conversões e seletividades, numa ampla faixa de temperatura. Assim, este trabalho tem o objetivo de estudar o desempenho de catalisadores de Pt/CeO2 promovidos com óxidos de Fe ou Sn destinados à reação de PROX-CO. Os sólidos foram sintetizados pelo método de redução por álcool e caracterizados pelas técnicas de EDX, DRX e MET. Os desempenhos catalíticos foram conduzidos sob pressão atmosférica e em temperaturas variando entre 50 °C e 200 °C. Os resultados revelam que os catalisadores de Pt suportados em céria apresentaram máxima conversão de CO e seletividade em CO2 a 50 °C.

Como referenciar
QUEIROZ, CARLA M.S.; MACHADO, ARTHUR P.; PAIVA, ANA R.N.; VAZ, JORGE M.; SPINACE, ESTEVAM V. Preparação de catalisadores Pt/CeO2 promovidos por Fe e Sn via método de redução por álcool para a oxidação preferencial de CO em misturas ricas em hidrogênio (PROX-CO). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CATALISE, 20., 1-5 setembro, 2019, São Paulo, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30908. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções