Caracterização da composição química da matéria orgânica presente na Lama Negra de Peruíbe

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Paulo Sergio Cardoso da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A Lama Negra de Peruíbe, encontrada nas margens do Rio Preto, é conhecida por suas propriedades curativas e por possui poder anti-inflamatório, pode ser aplicado na recuperação de diferentes patologias dermatológicas, tais como: psoríase, dermatites periféricas e acne, e em tratamentos de artrites (obliterantes ou reumatóide), artropatias (crônicas e subcrônicas secundárias), reumatismo, mialgias, nevrites, entre outros. Rica em compostos químicos orgânicos e inorgânicos, apresenta em sua composição minerais como: argila-silítica, quartzo, halita, filossilicatos e argilominerais apresentando silício, sulfato, zinco chumbo, cromo, níquel e alumínio em sua composição química principal enquanto as análises microbiológicas revelaram a presença de microorganismos e material orgânico oriundo do processo biológico-metabólico, denominado de substâncias húmicas. Embora as argilas (ou os pelóides) sejam consideradas materiais naturais, elas não estão isentas de possíveis efeitos danosos à saúde quando utilizadas com fins terapêuticos. Essa situação destaca a importância da pesquisa científica na caracterização química da Lama Negra de Peruíbe, em primeiro lugar, para encontrar os substratos orgânicos e inorgânicos e suas propriedades terapêuticas. Com intuito de fornecer algum suporte para seu uso médico, e, em segundo lugar, certificar a sua qualidade para ser utilizado em tratamentos médicos.É necessário avaliar a composição química, em particular, da matéria orgânica, fortemente influenciada pela atividade microbiana e pela disponibilidade de componentes orgânicos.A caraterização da composição orgânica foi realizada pela extração e purificação de ácidos fúlvicos e ácidos húmicos, análise do teor de cinzas, determinação da acidez total, carboxílica e fenólica, análise da composição elementar (C, H, N e O), análise espectroscópica de absorção no ultravioleta/visível, e análise por ativação neutrônica associada à espectrometria gama.

Como referenciar
SOUFIA, LAYLA B. Caracterização da composição química da matéria orgânica presente na Lama Negra de Peruíbe. Orientador: Paulo Sergio Cardoso da Silva. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2020.tde-12032020-081116. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30924. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções