Avaliação dos efeitos colaterais agudos em pacientes com câncer de próstata tratados com radioterapia conformacional em um hospital no Leste de Minas

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Maria Elisa Chuery Martins Rostelato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A radioterapia é frequentemente associada a uma ampla gama de efeitos adversos (EA) significativos. Esses EA são geralmente classificados como agudos ou tardios. Este estudo teve como objetivo avaliar a toxicidade aguda em pacientes com câncer de próstata tratados com radioterapia conformacional (IMRT)l na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, no Leste de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi um estudo de coorte prospectivo, observacional, realizado através de uma amostra não probabilística de conveniência, totalizando 45 pacientes. Os pacientes incluídos no estudo foram acompanhados desde o início do tratamento até 3 meses após a radioterapia conformacional (IMRT). A observação mais frequente foi de pelo menos um EA agudo por paciente e o menos comum foi a manifestação de quatro EA concomitantemente. Nenhum paciente nesse estudo apresentou mais de quatro efeitos adversos agudos. Com o conhecimento da epidemiologia destes EA melhorou a instrumentalização do médico e paciente para escolher a modalidade terapêutica mais adequada para cada caso.

Como referenciar
CARLECH, HIGOR S. Avaliação dos efeitos colaterais agudos em pacientes com câncer de próstata tratados com radioterapia conformacional em um hospital no Leste de Minas. Orientador: Maria Elisa Chuery Martins Rostelato. 2019. 49 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2020.tde-12032020-073702. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30926. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções