Análise técnica e econômica de um dispositivo experimental de geração de energia fotovoltaica em um sistema on-grid

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Thadeu das Neves Conti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Desde 2012, quando a resolução N° 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), houve a possibilidade de um consumidor brasileiro gerar sua própria energia elétrica, a partir de fontes renováveis, ou, a cogeração qualificada e, inclusive, fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Este marco motivou a indústria a desenvolver tecnologia na área de energia fotovoltaica. Diante dessa nova perspectiva, tem-se como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica de um sistema fotovoltaico conectado à rede de 3,1kWp instalado na zona rural do estado de Rondônia, localizado na região Amazônica, onde as estações climáticas variam entre chuvosa e seca. Para tanto, aborda-se no projeto e suas correções, os componentes, as estimativas computacionais e o custo, para que se analisem as tensões e corrente contínua, a geração fotovoltaica, tensão e corrente alternada. Dessa maneira, identificam-se melhorias para redução de perdas e aumento de sua eficiência, instalando-se no solo, facilitando a limpeza e escolhendo a melhor posição em relação ao sol. Compara- se, também, as variações climáticas nos períodos de seca e chuva e observa-se melhor geração de energia no período de chuva, devido a temperatura amena e melhor limpeza dos painéis. Por fim, analisa-se a viabilidade financeira para o setor rural e identifica-se como um benefício viável e de qualidade para atender os maquinários utilizados na agropecuária.

Como referenciar
COELHO, ADRIANA B. Análise técnica e econômica de um dispositivo experimental de geração de energia fotovoltaica em um sistema on-grid. Orientador: Thadeu das Neves Conti. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2020.tde-11032020-144836. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30929. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções