Sabonete com base auto-emulsionante polimérica A/O com potencial repelente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO LATINO-AMERICANO E IBÉRICO DE QUÍMICOS COSMÉTICOS, 24.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O uso de repelentes é uma proteção individual, a qual é de extrema importância para evitar os surtos promovidos pela febre amarela, dengue, febre Chikungunya e o vírus Zika. Os repelentes mais eficazes são os tópicos convencionais com ativos sintéticos e naturais. Como alternativa mais efetiva existem os repelentes tópicos convencionais, que podem ser sintéticos ou naturais. Para minimizar os riscos de esquecimento ou do uso incorreto dos repelentes tópicos convencionais (como em forma de creme, gel ou líquido), este trabalho teve a proposta alternativa do desenvolvimento do sabonete com poliamida 3, sendo uma base sabonete com potencial de repelência. Sua vantagem, além da praticidade, é assegurar a proteção do usuário desde o banho formando um filme resistente à água e assim, evitar a não proteção em razão do esquecimento do uso dos cremes ou sprays. O filme formado sobre a pele é oriundo da junção da Polyamide 3 Resin com os emolientes: Propylene Glycol Dicaprylate/ Dicaprate, Isopropyl Myristate, Isostearyl Alcohol e Isostearyl Isostearate. Os ativos Cymbopogon nardus e Ethyl butylacetylaminopropionate promovem a repelência. A base dos sabonetes moldado e gel cremoso foi mais estável quando a poliamida é submetida a alta temperatura para a incorporação dos emolientes a sua estrutura. Os ativos estudados tiveram melhor eficácia quando o sabonete esteve com o pH na faixa 5,5 à 6,3. As formulações base e com o ativo óleo essencial de citronela apresentaram mínima alteração no pH.

Como referenciar
GOMES, JOAO P.C.; SOUZA, KATIA R. de; PEDRIALI-MORAES, CARLA A.; SEO, EMILIA S.M. Sabonete com base auto-emulsionante polimérica A/O com potencial repelente. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO E IBÉRICO DE QUÍMICOS COSMÉTICOS, 24., 21-23 de maio, 2019, São Paulo, SP. Anais... p. 1-11. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30952. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções