Aplicação da química de radiação à questões tecnológicas do cimento relacionadas ao desenvolvimento de repositórios de rejeitos radioativos do modelo borehole

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL, 1st
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Resíduos radioativos são usualmente descartados em repositórios do tipo borehole ou de superfície. Por questões de segurança, devem ser depositados em tambores e cobertos por cimento na sua destinação final. A radiação gama proveniente dos resíduos radioativos interage com a água livre da pasta de cimento e causa o fenômeno da radiólise. Essa interação que decompõe a água da pasta de cimento é estudada pela academia científica e ainda não é um consenso se a mesma afeta a resistência do concreto ou não. Para um melhor entendimento dessa questão, nesse estudo um modelo teórico simples é sugerido para quantificar a porcentagem da água que sofre radiólise e se essa perda é suficiente para afetar a resistência da barreira de cimento. O resultado indica que a quantidade de água perdida neste processo não é suficiente para diminuir a resistência do concreto. O modelo proposto foi aplicado para verificar os resultados experimentais, utilizando as condições iniciais expostas na literatura existente, com o propósito comparação e discussão sobre o fenômeno da radiólise.

Como referenciar
URBANI, G.L.; FRANCO, M.K.K.D.; YOKAICHIYA, F.; VICENTE, R. Aplicação da química de radiação à questões tecnológicas do cimento relacionadas ao desenvolvimento de repositórios de rejeitos radioativos do modelo borehole. In: BALDOVI, ALDREW A. (ed.); CONCEIÇÃO, ANA C.S. (ed.); ANTENOR, ANANDA de O.G. (ed.); CHYOSHI, BRUNA (ed.); COSTA, DANILO O. da (ed.); ANDRADE, HEDLLA M. (ed.); FARIA, JULIA K. (ed.); KOHATSU, MARCIO Y. (ed.); MENDES, MARIANA E. (ed.); COELHO, LUCIA, H.G. (coord.); TAMBOSI, LEANDRO R. (coord.). In: SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL, 1st, 2-3 de outubro, 2019, Santo André, SP. Anais... Santo André, SP: Universidade Federal do ABC, 2019. p. 226-231. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30984. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções