Caracterização por microscopia óptica 3D de ferramenta de corte texturizada por laser de femtossegundos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
COLÓQUIO DE USINAGEM, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As superfícies possuem características que podem impactar no coeficiente de atrito, na adesão de filmes e células, na retenção de fluidos lubrificantes, em aspectos ópticos, químicos e mecânicos. Dessa forma, muitos parâmetros foram criados com intuito de caracterizar as superfícies após um determinado processo de manufatura. Em geral, os equipamentos utilizados para realizar tal tarefa são categorizados em com e sem contato com as superfícies em avaliação. Nos processos de usinagem convencional, condições severas de atrito na interface cavaco ferramenta aumentam o desgaste da ferramenta e reduz o seu tempo de vida. A habilidade do fluido de corte penetrar na zona de corte pode ser melhorada pela texturização da superfície de saída da ferramenta. Neste trabalho, uma ferramenta de corte foi texturizada com o uso de um laser de femtossegundos, e caracterizada com o uso de um microscópio óptico 3D com tecnologia confocal que garante medições precisas da topografia, sem contato.

Como referenciar
SANTANA, TATIANA D.; ROSSI, WAGNER de; BARBOSA, PATRICIA A.; CARNEIRO, MARCELO B. Caracterização por microscopia óptica 3D de ferramenta de corte texturizada por laser de femtossegundos. In: COLÓQUIO DE USINAGEM, 23., 12-13 de dezembro, 2019, Uberlândia, MG. Anais... Uberlândia, MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31005. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções