Caracterização de um sistema irradiador utilizado em radioterapia para calibração de dosímetros clínicos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho apresenta as etapas de adequação e caracterização de um irradiador de 60Co, que era utilizado para tratamento para que seja utilizado em procedimentos de calibrações de dosímetros clínicos utilizados em radioterapia. Foi realizado a adequação de um sistema irradiador doado ao Laboratório de Calibração do Ipen e a caracterização do feixe e do campo de radiação, de acordo com as recomendações do guia da AIEA (TRS 469, 2009). Para a instalação do novo irradiador, foi realizada uma adaptação na atual sala de calibração para acomodar o cabeçote na posição de calibração. Um suporte foi confeccionado para o seu posicionamento. Na sequência foi necessária a correção no sistema de colimação que apresentou falhas na sua utilização. Para a caracterização do feixe de radiação foram realizados os testes iniciais de uniformidade do campo de radiação determinando o tamanho e o centro do feixe de radiação. Utilizando uma câmara de ionização de pequeno volume foi encontrada uma uniformidade maior do que 90% tanto no sentido vertical como no horizontal, para um feixe de radiação de 8 x 8 cm. As medições para a determinação das taxas de kerma no ar realizadas demonstram que o sistema está pronto para ser utilizado na calibração.

Como referenciar
PRESTES, JOAO C.A.; POTIENS, MARIA da P.A.; XAVIER, MARCOS. Caracterização de um sistema irradiador utilizado em radioterapia para calibração de dosímetros clínicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24., 21-24 de agosto, 2019, Santos, SP. Resumo expandido... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31006. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento