Avaliação do desempenho de ferramenta de metal duro texturizada por laser de pulsos ultracurtos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A texturização por laser de pulsos ultracurtos provoca uma ablação com mínimo dano térmico, preservando as características adjacentes do material ablacionado. Deste modo, torna-se possível gerar microtexturas na superfície de saída da ferramenta de usinagem, buscando melhoria de desempenho. Este trabalho realiza uma comparação entre duas ferramentas de corte de metal-duro, TPUN 160304, sendo uma texturizada e a outra de referência (nãotexturizada), durante o torneamento de um aço inoxidável austenítico (V304UF). Para isto, os parâmetros de corte foram mantidos constantes. Avaliou-se a força de usinagem, o desgaste de flanco da ferramenta, além da rugosidade produzida sobre a peça. Os resultados mostraram um melhor comportamento para ferramenta texturizada.

Como referenciar
ALMEIDA, GUSTAVO S. de; COELHO, REGINALDO T.; CARNEIRO, MARCELO B.; BARBOSA, PATRICIA A.; ROSSI, WAGNER de; SAMAD, RICARDO E.; VIEIRA JUNIOR, NILSON D.; MACHADO, ALISSON R. Avaliação do desempenho de ferramenta de metal duro texturizada por laser de pulsos ultracurtos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 10., 5-7 de agosto, 2019, São Carlos, SP. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31067. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções