Kit de sopa de vegetais minimamente processados direcionados à classe infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 12th
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Desde a infância cada indivíduo já apresenta suas preferências alimentares, estas, nesta fase existe uma grande preferência por alimentos mais calóricos com quantidades elevadas de carboidratos, açúcar, gordura, sal, e baixo consumo de alimentos como vegetais e frutas. O objetivo do Kit de sopa de vegetais minimamente processados em formatos infantis teve como intuito despertar a curiosidade das crianças a consumi-los; bem como avaliar sua composição centesimal, segurança microbiológica e aceitabilidade infantil. Os vegetais escolhidos para montar o kit foram batata inglesa, cenoura e mandioquinha-salsa, os mesmos foram transportados para o Laboratório de Processamento da FATEC/Marília/SP, onde foi realizado o processamento mínimo. O kit foi acondicionado em sacos plásticos a vácuo e mantidos a 5°C por 8 dias. As análises microbiológicas foram efetuadas no primeiro dia do processamento mínimo, a composição centesimal foi avaliada no oitavo dia de armazenamento. Realizou-se a análise sensorial com 107 crianças entre 6 a 8 anos em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Vera Cruz/SP. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que o kit de vegetais minimamente processados apresentou qualidade nutricional, ausência de salmonella spp. e coliformes termotolerantes dentro dos limites permitidos pela legislação vigente. Foi constatado que a sopa elaborada com o Kit de vegetais em formatos lúdicos, obteve aceitação de 94,39% pelas crianças, demonstrando ser uma alternativa de alimentação saudável e ao mesmo tempo divertida. A vida útil do kit foi de 8 dias sob refrigeração à 5ºC.

Como referenciar
GIANNONI, JULIANA A.; FIORINI, ADRIANA M.R.; IMAMURA, KELY B.; ALCANTARA, ADRIELI de O.; CAMPOS, FABIANI K. de; BISPO, SUZANA do R.; SÁ, ANA P.N. de. Kit de sopa de vegetais minimamente processados direcionados à classe infantil. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 12th, November 4-7, 2017, Campinas, SP. Abstract... Campinas, SP: Galoá, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31117. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento