Estudo ecotoxicológico da nanopartícula de prata em Daphnia similis

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Journal of the Health Sciences Institute - Revista do Instituto de Ciências da Saúde
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Objetivo –Verificar a toxicidade da NPAg em organismos aquáticos por meio do ensaio de ecotoxicidade aguda. O aumento na produção e utilização das nanopartículas de prata (NPAg) em diversas áreas, tem provocado preocupação quanto aos impactos e riscos potenciais que estas podem causar ao meio ambiente. Métodos – O teste de ecotoxicidade aguda foi realizado seguindo a Norma Brasileira ABNT NBR 12713, utilizando como organismo-teste a Daphnia similis. A exposição dos organismos ocorreu em cinco concentrações de NPAg, durante 48 horas. O resultado de CE50, concentração do agente tóxico que causa imobilidade a 50% dos organismos expostos, da NPAg foi obtida pelo método estatístico de Trimmed Spearman-Karber. Resultados – A média da CE50 da NPAg obtidas nos três ensaios realizados foi de 4,70 μg L–1. Conclusão – De acordo com os resultados obtidos, a NPAg causou imobilidade a 50% dos organismos expostos na concentração de 4,70 μg L–1. Estudos devem ser continuados para melhor esclarecimento dos impactos no meio ambiente aquático.

Como referenciar
MAZIERO, JOANA da S.; ROGERO, SIZUE O.; ALEMANY, ADAIR. Estudo ecotoxicológico da nanopartícula de prata em Daphnia similis. Journal of the Health Sciences Institute - Revista do Instituto de Ciências da Saúde, v. 34, n. 3, p. 133-139, 2016. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31137. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções