Levantamento bibliográfico sobre metodologias para elaboração de um banco de dados da saúde da população em casos de ocorrências de câncer

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Journal of Radiation Sciences
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As fontes alternativas de energia, incluindo a nuclear, apresentam vantagens com relação às externalidades, as quais podem ser identificadas e relacionadas com o termo, custo ambiental. Este termo, por sua vez, é uma externalidade negativa, que de alguma forma prejudica o meio ambiente e é convertida em termos econômicos, para então poder ser comparada aos demais custos de uma ação e/ou empreendimento. A fim de efetuar os cálculos em questão, são utilizados alguns softwares específicos, os quais possibilitam a conversão dos danos em termos econômicos e a inclusão do custo ambiental na análise de custo de determinado projeto. Uma das dificuldades encontradas na utilização destes softwares tem sido com relação a alguns dados de entrada, como por exemplo, os relativos à saúde da população em torno da instalação nuclear, que são muito deficientes. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento teórico correspondente às metodologias existentes e utilizadas para a elaboração de banco de dados de saúde pública no Brasil. A partir das metodologias encontradas para a formação deste tipo de banco de dados, posteriormente será desenvolvida uma metodologia focando na saúde (câncer fatal e não fatal) da população circunvizinha a uma instalação nuclear, para fins de cálculo do custo ambiental da mesma. Essa será aplicada ao público interno do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), como um pré-teste, para aquisição das informações de saúde desejadas.

Como referenciar
CAVINATO, C.C.; ANDRADE, D.A.; DIZ, M.D.P.E.; SABUNDJIAN, G. Levantamento bibliográfico sobre metodologias para elaboração de um banco de dados da saúde da população em casos de ocorrências de câncer. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 3, n. 1A, p. 1-14, 2015. DOI: 10.15392/bjrs.v3i1A.79. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31142. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções