Estudo do reator nuclear de 4ª geração “Very High Temperature Reactor” – VHTR

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Engenharia e Tecnologia Aplicada - UNG
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Como resultado do crescimento populacional e desenvolvimento da economia há uma demanda maior por energia, sendo necessário diversificar suas fontes de geração, sem causar aumento dos impactos negativos ao meio ambiente. Atualmente, há diversas fontes de geração de energia (combustíveis fósseis, renováveis, nuclear etc). A energia gerada por reatores nucleares é segura, e apresenta vantagens econômicas e ambientais e, por isso, está sendo considerada uma opção viável para geração de energia no futuro. Há diversas gerações de sistemas de reatores nucleares, sendo que no presente trabalho será estudado o reator de geração-IV, “Very-High-Temperature Reactor” (VHTR). O VHTR é um reator térmico, moderado a grafite, refrigerado a hélio, e com um ciclo aberto para o urânio. É seguro e eficiente na cogeração de hidrogênio e eletricidade, e pode reduzir a dependência das reservas de combustíveis fósseis, a emissão de gases nocivos ao meio ambiente e a poluição.

Como referenciar
KONIGAME, VIVIAN C.; CONTI, THADEU das N. Estudo do reator nuclear de 4ª geração “Very High Temperature Reactor” – VHTR. Revista Engenharia e Tecnologia Aplicada - UNG, v. 1, n. 1, p. 47-68, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31143. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções