Redes semânticas em Ciências dos Materiais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
ENCONTRO CIENTÍFICO DE FÍSICA APLICADA, 8.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Uma possibilidade de estudos em sistemas complexos corresponde a utilização da Teoria de redes sociais e complexas. Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as redes semânticas baseadas nas palavras-chave dos artigos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais (CBECiMat) referente ao ano de 2010. Alicerçamo-nos nas métricas de estatística básica pertencente às redes complexas, ao índice de centralidade de grau pertencente as redes sociais e apresentamos o método de construção das redes semânticas. As análises indicaram quais as palavras-chave se destacaram (por meio do número de suas conexões) e as topologias verificadas, sugerem redes livre de escala e mundo pequeno. Estes resultados auxiliam na escolha e observância de palavras-chave em futuros trabalhos nas áreas de ciências dos materiais e do evento (materiais cerâmicos, materiais compósitos, materiais metálicos, materiais poliméricos e ensino de materiais), bem como arguir sobre estratégias em mecanismos de busca de trabalhos científicos, tendo como descritores as palavras-chave.

Como referenciar
NASCIMENTO, J.O. do; PEREIRA, H.B.B.; MORET, M.A.; BARBOSA, L.P.; TAKIISHI, H. Redes semânticas em Ciências dos Materiais: uma aplicação da Teoria de Redes. In: ENCONTRO CIENTÍFICO DE FÍSICA APLICADA, 8., 4-7 de setembro, 2017, Vitória, ES. Anais... São Paulo, SP: Blucher Proceedings, 2017. p. 116-121. DOI: 10.5151/phypro-viii-efa-27. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31224. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções