Metodologia para o alinhamento estratégico da gestão do conhecimento

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2015
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCACIÓN, CAPACITACIÓN Y GESTIÓN DEL CONOCIMIENTO EN ENERGÍA NUCLEAR Y SUS APLICACIONES
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Introdução: A grande preocupação da Gestão do Conhecimento é o emprego de técnicas para que as empresas captem os conhecimentos necessários para seus trabalhos operacionais; desse ponto de vista, a visão operacional somente pode ser percebida entre os trabalhadores, orientada segundo seus interesses e vai elucidar a percepção do estado crítico dos conhecimentos e dos porquês. Também, a Gestão do Conhecimento deve estar alinhada com os objetivos e metas estratégicas da organização; desse ponto de vista, é necessário entender claramente a estratégia organizacional, que dará uma percepção dos conhecimentos estratégicos relevantes para atingir suas metas. Essa visão gerencial é alcançada com seus dirigentes, aqueles que planejam e formulam a estratégia. A presente metodologia proporciona uma visão bastante consistente e agregada, onde toda a organização é representada, sob o ponto de vista das duas visões, operacional e gerencial, confrontando-as para se obter uma visão mediana, assim, assegurar o alcance das metas e futuro em consenso com as tarefas operacionais. Material e Métodos: A metodologia mostra uma integração inovadora de 6 processos: identifi cação dos conhecimentos através de análise dos processos; reconfi guração dos conhecimentos em domínio e sua representação em mapas; análise critica do conhecimento envolvendo importância e vulnerabilidade; análise estratégica do conhecimento e sua representação em mapas; combinação e comparação das análises critica e estratégica e sugestão de ações. Esta metodologia foi aplicada no Centro de Radiofarmácia do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), através de questionários, entrevistas e observação, utilizando os métodos de análise quantitativa e qualitativa. Resultados e Discussão: Nós encontramos 56 conhecimentos críticos, 64 conhecimentos estratégicos e críticos, em um total de 211 conhecimentos; além de 20 conhecimentos estratégicos inexistentes. Conclusões: as razões das criticidades dos conhecimentos proporcionaram informações concretas para a sugestão das ações, a relevância estratégica e os níveis de criticidade indicaram a prioridade das ações.

Como referenciar
RICCIARDI, R.I.; BARROSO, A.C.O.; ERMINE, J.L. Metodologia para o alinhamento estratégico da gestão do conhecimento: uma aplicação em um centro de Radiofarmácia. In: GIRONZINI, EDUARDO M. (ed.). In: SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCACIÓN, CAPACITACIÓN Y GESTIÓN DEL CONOCIMIENTO EN ENERGÍA NUCLEAR Y SUS APLICACIONES, November 22-26, 2015, Cusco, Peru. Abstract... Lima, Peru: Sociedad Peruana de Radioproteccion, 2015. p. 72-73. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31278. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento