Síntese de nanopartículas de ouro funcionalizadas com ácido aminolevulínico e laser de pulsos ultracurtos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA, 25.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As nanopartículas de ouro apresentam inúmeras aplicações na medicina. As diferenças de tamanho, forma e propriedades de superfície, fazem com que suas aplicações se tornem versáteis, como por exemplo, a terapia fototérmica e o rastreamento de tumores (biomarcadores). Foi recentemente demonstrado na literatura que a incorporação de nanopartículas de ouro na estrutura do ácido 5-aminolevulínco (5-ALA) melhora as propriedades fotodinâmicas do fármaco. O estudo com laser ocorreu visando à possibilidade de modificação no formato das nanopartículas, de esféricas para outras formas, entre elas bastões e prismas que resultam em bandas de plasmons de comprimentos de onda maiores, uma vez que nanopartículas com formato mais cilíndrico apresentam uma janela na região da janela óptica do tecido biológico e desta forma a luz aplicada em PDT teria maior profundidade de penetração no tecido. Assim propomos neste estudo, sintetizar nanopartículas de ouro com 5-ALA, para realizar o diagnóstico e a terapia (Teranóstica) de doenças com crescimento não controlável, de uma forma mais simples, menos invasiva e mais barata.

Como referenciar
GONÇALVES, KARINA de O.; SILVA, MONICA N. da; COURROL, LILIA C. Síntese de nanopartículas de ouro funcionalizadas com ácido aminolevulínico e laser de pulsos ultracurtos. In: VIEIRA NETO, HUGO (ed.); SOARES, ALCIMAR B. (ed.); FÉLIX, RODRIGO P.B. da C. (ed.); VIEIRA NETO, HUGO (org.); MAIA, JOAQUIM M. (org.); PICHORIM, SÉRGIO F. (org.); GAMBA, HUMBERTO R. (org.); COSTA, EDUARDO T. (org.). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA, 25., 17-20 de outubro, 2016, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, 2016. p. 1913-1916. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31292. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções