Efeitos da irradiação com laser de Er,Cr:YSGG na temperatura pulpar e superficial da dentina radicular

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA, 25.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Tendo em vista o envelhecimento da população e a permanência dos dentes na cavidade oral, observou-se um aumento da incidência da cárie radicular em idosos. Os lasers de érbio podem ser usados para prevenção de cárie; contudo, ainda não são estabelecidos parâmetros de irradiação que sejam seguros para os tecidos pulpares e periodontais e que sejam efetivos para ocasionar alterações químicas na superfície da dentina. Este estudo avaliou os efeitos da irradiação da dentina radicular com laserde Er,Cr:YSGG na temperatura pulpar e superficial da dentina, buscando-se determinar parâmetros de irradiação seguros e efetivos para futura aplicação clínica. Para tal, foi realizado um estudo in vitro randomizado com duas fases experimentais. Na primeira fase, 30 blocos de dentina radicular bovina foram empregados para avaliar a temperatura superficial ocasionada por um único pulso laser empregando-se termografia no infravermelho, enquanto que, na segunda fase experimental, 30 dentes incisivos inferiores humanos foram empregados para avaliação da temperatura pulpar durante as irradiações por 10 segundos empregando-se termopares de resposta rápida. As irradiações foram efetuadas com laser de Er,Cr:YSGG,  = 2,78 μm, 20 Hz, sem refrigeração, com potências médias de 0,1 W, 0,25 W e 0,5 W, o que resultou em densidades de energia de 2,4 J/cm2, 6 J/cm2 e 12 J/cm2, respectivamente. Observou-se variações de temperatura superficial de 61  26 oC, 75  34 oC e 172  36 oC para os grupos irradiados com potência média de 0,1 W, 0,25 W e 0,5 W, respectivamente. Foram registradas elevações médias de temperatura pulpar de 0,81 ± 0,4 oC, 1,76 ± 0,7 oC e 2,95 ± 1,33 oC, para os grupos irradiados com potência média de 0,1 W, 0,25 W e 0,50 W, respectivamente. Concluiu-se que o laser de Er,Cr:YSGG promove elevações de temperatura superficiais que indicam a ocorrência de transformações químicas na superfície da dentina radicular; contudo, dos parâmetros testados, se considerarmos as elevações de temperatura pulpar, a potência média de 0,25 W é a que se apresenta mais promissora para futuro uso para prevenção da cárie radicular.

Como referenciar
FERREIRA, E.S.; BENETTI, C.; ZEZELL, D.M.; KATO, I.T.; ANA, P.A. Efeitos da irradiação com laser de Er,Cr:YSGG na temperatura pulpar e superficial da dentina radicular. In: VIEIRA NETO, HUGO (ed.); SOARES, ALCIMAR B. (ed.); FÉLIX, RODRIGO P.B. da C. (ed.); VIEIRA NETO, HUGO (org.); MAIA, JOAQUIM M. (org.); PICHORIM, SÉRGIO F. (org.); GAMBA, HUMBERTO R. (org.); COSTA, EDUARDO T. (org.). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA, 25., 17-20 de outubro, 2016, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, 2016. p. 1937-1940. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31293. Acesso em: 23 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções