Análise do formato de apresentação das dissertações do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

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Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Delvonei Alves de Andrade
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Resumo
Os trabalhos científicos apresentados na academia devem estar de acordo com padrões estéticos para serem submetidos a bancas examinadoras, que avaliam conteúdo e forma. Diante disso, surge a preocupação de verificar a qualidade das dissertações no que tange aos aspectos de forma e sua adequação a um padrão normativo preconizado para submissão a bancas. O presente estudo tem por objetivo avaliar as dissertações depositadas no Repositório Digital da Produção Técnico-Científica do IPEN de 2007 a 2016 quanto à forma, observando a apresentação externa dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, referências e estrutura física do documento, tendo como referência o Guia para elaboração de dissertações e teses do IPEN, versão 2002. O desenvolvimento desta pesquisa foi conduzido por um estudo descritivo e exploratório, realizado diretamente nas dissertações em PDF que estão disponíveis no RD do IPEN. A amostra foi do tipo probabilística, composta por 172 dissertações, divididas em dois grupos: grupo 1: dissertação de alunos que cumpriram a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e grupo 2: dissertação de alunos que não cumpriram a disciplina. O formulário da pesquisa contou com 39 variáveis categóricas sobre a estrutura do trabalho, utilizando-se da "escala de Likert" para compor as opções de respostas, de 1 a 3, indicando: 1- muito inadequado, 2 - neutro e 3 - muito adequado. Os dados foram analisados pelo programa IBM SPSS Statistics 21, em que a análise quantitativa das questões avaliou a frequências das respostas. Também foram aplicados os testes (qui-quadrado, grau de liberdade (df) e valor p(p) para demonstrar se há associação entre adequação ou não para os critérios estabelecidos nas questões e o fato de ter cursado ou não a disciplina. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de trabalho muito adequado em todas as variáveis avaliadas nos dois grupos. Na avaliação dos 5 eixos (elementos pré-textuais, elementos textuais, elementos pós-textuais, referências e formatação), os eixos elementos pré-textuais e formatação apresentaram a maior frequência de respostas para muito adequado, e os elementos pós-textuais e referências apresentaram maior frequência de respostas para muito inadequado. Na aplicação dos testes estatísticos (qui-quadrado, grau de liberdade (df), valor p (p), observou-se que, das 39 variáveis categóricas, 5 apresentaram-se com resultados significativos na comparação entre os 2 grupos da pesquisa (alunos que cursaram a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e alunos que não cursaram), havendo realmente uma associação entre as duas variáveis categóricas. A resposta neutro teve baixa frequência para todas as variáveis avaliadas nos dois grupos da pesquisa. Por meio de análise descritiva, constatou-se que houve predomínio de dissertações muito adequadas às normas para os dois grupos em todas as variáveis avaliadas. No escopo desta pesquisa foi possível evidenciar a contribuição do guia do IPEN e da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na apresentação geral das dissertações, como demonstrado nos resultados que apontaram para trabalhos muito adequados às normas nos dois grupos pesquisados.

Como referenciar
LEOCADIO, MEIRILANE S. Análise do formato de apresentação das dissertações do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN. Orientador: Delvonei Alves de Andrade. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2020.tde-07102020-134703. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31489. Acesso em: 28 Mar 2024.
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