Avaliação in vitro do teor de cálcio e fósforo em dentina humana submetida a radiação ionizante in vivo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2020
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
FÓRUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAÚDE, 1st
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
INTRODUÇÃO: Câncer de cabeça e pescoço é um problema de saúde pública. A radioterapia é uma opção de tratamento, capaz de promover maior preservação de tecidos e estruturas adjacentes. Entretanto, comorbidades ocorrem, causando alterações em tecidos da cavidade oral. O entendimento da etiologia das cáries de radiação ainda é um tema complexo no atendimento destes pacientes. OBJETIVO: Realizar a validação de uma metodologia de análise quantitativa in vitro de Fósforo (P) e Cálcio (Ca) na dentina humana submetida a radioterapia. METODOLOGIA: Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 3.842.547) foram utilizados 12 dentes extraídos oriundos de pacientes submetidos a radioterapia (~0,07 kGy) por câncer de cabeça e pescoço. As amostras de dentina foram preparadas e analisadas por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura com Energia Dispersiva de Raios X (MEV/EDS). RESULTADOS: A metodologia proposta teve seus resultados comparados aos resultados obtidos pela espectroscopia de Fluorescência de Raios X e validada em termos de precisão e exatidão por meio de testes estatísticos sugeridos pelo documento DOQ-CGCRE-008 do INMETRO e teste Z-score. A precisão, em termos do desvio padrão relativo (RSD%) acessado de P e Ca, foi de 2,6 e 3,2%, respectivamente. A aceitabilidade calculada pelo teste de HORRAT (𝐻𝑂𝑅) mostrou que ambos valores são ≤ 2 (1,3 e 1,6 para P e CA, respectivamente), indicando que a precisão é satisfatória. A exatidão acessada de P e Ca, em termos de erro relativo (ER%), foi de 2,6 e 1,8%, respectivamente. A aceitabilidade, calculada pelo teste Z-score (score-score), apresentou valores entre 1,0 e 0,5 para P e CA, respectivamente, com a exatidão também considerada satisfatória. CONCLUSÃO: Conclui-se ser possível quantificar in vitro o Fósforo e o Cálcio na dentina humana por MEV/EDS, com parâmetros de precisão e exatidão satisfatórias para a técnica.

Como referenciar
JUNIOR, CLAUDIO M.; ZAMATARO, CLAUDIA B.; CARVALHO, VICTORIA G.; SILVA, MATEUS R.; ZEZELL, DENISE M.; SCAPIN, MARCOS A.; GONÇALVES, SERGIO E.P. Avaliação in vitro do teor de cálcio e fósforo em dentina humana submetida a radiação ionizante in vivo. In: BAPTISTA, ALESSANDRA (ed.); NUNEZ, SILVIA C. (org.); BAPTISTA, ALESSANDRA (org.); GARCEZ, AGUINALDO (org.); SILVA, JULIANA P. (org.); SILVA, CAMILA R. (org.); CABRAL, FERNANDA V. (org.); YOSHIMURA, TANIA M. (org.); RIBEIRO, MARTHA S. (org.). In: FÓRUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAÚDE, 1st, May 28-30, 2020, São Paulo, SP. Abstract... São Paulo, SP: Universidade Brasil, 2020. p. 33-33. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31541. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento