Efeitos da terapia fotodinâmica nos espermatozoides de galos domésticos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2020
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
FÓRUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAÚDE, 1st
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
INTRODUÇÃO: A avicultura brasileira destaca-se no cenário mundial, uma vez que o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de carne de frango. Portanto, biotecnologias que otimizem este tipo de criação são extremamente relevantes, destacando-se a inseminação artificial. Todavia, em virtude da cloaca ser uma via comum ao ejaculado e às excretas, altos graus de contaminação são frequentemente observados no sêmen de aves. Para contornar esta situação muitos diluidores de sêmen para aves possuem antibióticos, uma prática que vem sendo abolida da produção animal. Uma alternativa à antibioticoterapia utilizada em diversos âmbitos da saúde é a terapia fotodinâmica (PDT), uma vez que atua em diferentes microrganismos (bactérias, fungos, protozoários...), inclusive nos multirresistentes. Todavia, esta é uma técnica pouco explorada na reprodução, provavelmente pelo espermatozoide ser uma célula sensível ao estresse oxidativo. OBJETIVO: avaliar os impactos da PDT nos principais parâmetros de qualidade espermática de galos domésticos (CEUA n° 3579040418). Para isso, primeiramente estudou-se os efeitos de diferentes concentrações de Azul de Metileno (AM - 5 a 150 μM) na motilidade e na progressividade dos espermatozoides. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que, tanto concentrações baixas quanto elevadas, não inviabilizam a motilidade dos espermatozoides, em contrapartida concentrações superiores a 25 uM mostraram-se extremamente prejudiciais à progressividade. Visto isso, decidiuse dar início às irradiações utilizando uma concentração intermediária de 10 uM. As amostras seminais foram irradiadas através do equipamento Led Box 660 ŋm por 30, 60, 120 e 180s nas irradiâncias de 44.3, 28.98 e 17.35 mW/cm². CONCLUSÃO: A partir dos resultados observou-se que, independente do tempo e da irradiância, os parâmetros espermáticos mais impactados pela PDT são a motilidade e a progressividade, enquanto a integridade da membrana e do acrossoma e a atividade mitocondrial, apesar de mais baixas que a do grupo controle, mantiveram-se em valores aceitáveis.

Como referenciar
NOVAES, GABRIEL A.; BLANK, MARCEL H.; SOUSA, RAPHAELLA G.B.; LEITE, ROBERTA F.; LOSANO, JOÃO D.A.; RIBEIRO, MARTHA S.; PEREIRA, RICARDO J.G. Efeitos da terapia fotodinâmica nos espermatozoides de galos domésticos. In: BAPTISTA, ALESSANDRA (ed.); NUNEZ, SILVIA C. (org.); BAPTISTA, ALESSANDRA (org.); GARCEZ, AGUINALDO (org.); SILVA, JULIANA P. (org.); SILVA, CAMILA R. (org.); CABRAL, FERNANDA V. (org.); YOSHIMURA, TANIA M. (org.); RIBEIRO, MARTHA S. (org.). In: FÓRUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAÚDE, 1st, May 28-30, 2020, São Paulo, SP. Abstract... São Paulo, SP: Universidade Brasil, 2020. p. 54-54. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31543. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento