Efeitos da fotobiomodulação em células de tumor de mama murino após única exposição

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2020
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
FÓRUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAÚDE, 1st
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer é um problema de saúde pública mundial, sendo considerado a segunda maior causa de morte no mundo. Tumores sólidos possuem como particularidade um ambiente em hipóxia, que está associada à invasão tecidual, formação de metástases e resistência a terapias. A fotobiomodulação (FBM), por outro lado, vem sendo utilizada nas áreas da saúde como uma abordagem não invasiva e custo-efetiva para doenças de etiologias variadas. No entanto, seus efeitos em células tumorais são controversos. OBJETIVO: Avaliar o efeito de uma única exposição de FBM em três diferentes densidades de energia na atividade mitocondrial e viabilidade celular de células de tumor de mama em condições de hipóxia e normóxia. METODOLOGIA: Células de tumor de mama murino (4T1) foram semeadas em placas de 96 poços na concentração de 1 x 104 e mantidas em incubadora overnight. Após adesão, as células foram incubadas em condições de hipóxia (1% de oxigênio) ou normóxia (condições normais de oxigênio), a 37ºC e 5% de CO2. Para a FBM, foi utilizado um LED (660 ± 20 nm) com irradiância de 40 mW/cm². As placas foram divididas em grupos: G0 (não recebeu energia), G4 (4 J/cm2), G12 (12 J/cm2) e G20 (20 J/cm2). A atividade mitocondrial foi avaliada pelo método MTT e a viabilidade celular, pelo vermelho neutro. RESULTADOS: Células irradiadas com 20 J/cm² apresentaram significativa redução na viabilidade celular em condições de normóxia. Em condições de hipóxia, não foram observadas diferenças estatísticas significantes entre os grupos. Todos os grupos mostraram atividade mitocondrial similar em condições de normóxia e hipóxia. CONCLUSÃO: Nossos resultados indicam que a maior densidade de energia promoveu redução da viabilidade de células de tumor de mama após única exposição de FBM.

Como referenciar
PEREIRA, SAULO T.; SILVA, CAMILA R.; BERNARDES, EMERSON S.; NASCIMENTO, SOFIA; RIBEIRO, MARTHA S. Efeitos da fotobiomodulação em células de tumor de mama murino após única exposição. In: BAPTISTA, ALESSANDRA (ed.); NUNEZ, SILVIA C. (org.); BAPTISTA, ALESSANDRA (org.); GARCEZ, AGUINALDO (org.); SILVA, JULIANA P. (org.); SILVA, CAMILA R. (org.); CABRAL, FERNANDA V. (org.); YOSHIMURA, TANIA M. (org.); RIBEIRO, MARTHA S. (org.). In: FÓRUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAÚDE, 1st, May 28-30, 2020, São Paulo, SP. Abstract... São Paulo, SP: Universidade Brasil, 2020. p. 48-48. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31544. Acesso em: 17 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento