Efeito do CMC no intumescimento de curativos de hidrogel à base de PVP com nanoprata

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Hidrogéis de PVP são redes poliméricas tridimensionais, hidrofílicas, que apresentam propriedades de intumescimento e biocompatibilidade o que favorece seu uso como curativos. Por propiciar umidade no leito da ferida mantém o ambiente ideal para cicatrização, além de não aderir a ela. Por outro lado as nanopartículas de prata apresentam propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias e o uso de radiação ionizante permite a reticulação e esterilização simultânea do curativo. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do CMC no intumescimento de curativos de hidrogel com 22 e 80 ppm de nanopartículas de prata, reticulado por radiação ionizante, assim como avaliar a resistência mecânica dos curativos estudados. Os curativos foram avaliadas a partir de ensaios de fração gel, intumescimento e resistência mecânica. Os resultados indicaram um aumento importante no intumescimento do curativo com a adição de CMC, principalmente para o curativo com maior concentração de nanoprata, porém um menor grau de reticulação e consequentemente redução da sua resistência mecânica.

Como referenciar
ALCANTARA, M.T.S.; OLIVEIRA, M.J.A.; LIERMANN, G.M.; LUGAO, A.B. Efeito do CMC no intumescimento de curativos de hidrogel à base de PVP com nanoprata. In: WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th, October 29-31, 2019, São Paulo, SP. Abstract... p. 48-48. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31550. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento