Métodos de estimativas de fluxo de gases de efeito estufa e a influência da ação humana na redução da capacidade de remoção de CO2 na Floresta Amazônica

Imagem de Miniatura
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Virtual de Química
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A Floresta Amazônica desempenha um papel importante para o clima tropical da América do Sul, em particular para a recirculação do vapor d’água para a atmosfera e representa um potencial reservatório de carbono que se fosse liberado totalmente contribuiria significativamente com o aquecimento global. Toda a região está sob forte pressão humana, através de exploração madeireira, conversão de floresta e outras formas de exploração de recursos. Este trabalho apresenta uma forma de examinar os fluxos de carbono na Amazônia, ao realizar perfis verticais atmosféricos de CO2 com aeronaves de pequeno porte regularmente e que sejam representativos de escalas regionais. Ao combinar estas medidas com os registros de background nas ilhas de Barbados e de Ascenção, o fluxo médio mensal de carbono para cerca de 20 % da Amazônia Brasileira pode ser estimado. Existem dois desafios primários nas medidas de CO2: precisão e acurácia. O método desenvolvido para garantir tanto a precisão quanto a acurácia dessas medidas também é apresentado. A análise das linhas de tendência entre as medidas no topo de perfil e das medidas realizadas abaixo da Camada Limite Planetária mostra uma mudança de contribuição ao longo do período estudado, que é confirmada quando se analisam os fluxos médios anuais de CO2. A tendência de mudança nos fluxos mostra comportamentos similares aos observados na mudança do uso da terra, principalmente na conversão de áreas de floresta em áreas de agropecuária, destacando a influência da ação humana na mudança da Amazônia Oriental de um sumidouro para um emissor de CO2 atmosférico.

Como referenciar
MARANI, LUCIANO; GATTI, LUCIANA V.; MILLER, JOHN B.; DOMINGUES, LUCAS G.; CORREIA, CAIO C.S.; GLOOR, MANUEL; PETERS, WOUTER; BASSO, LUANA S.; CRISPIM, STEPHANE P.; NEVES, RAIANE A.L. Métodos de estimativas de fluxo de gases de efeito estufa e a influência da ação humana na redução da capacidade de remoção de CO2 na Floresta Amazônica. Revista Virtual de Química, v. 12, n. 5, p. 1129-1144, 2020. DOI: 10.21577/1984-6835.20200091. Disponível em: http://200.136.52.105/handle/123456789/31649. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções