Avaliação dosimétrica dos equipamentos e blindagens de transporte do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos (Centro de Radiofarmácia)
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório, solicitado pelo Centro de Radiofarmácia (CECRF), apresenta uma avaliação dosimétrica dos equipamentos e blindagens do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos (LPPR). Ele exibe estimativas para as máximas atividades suportadas pelos equipamentos e blindagens disponíveis para uso nesse laboratório. A saber: uma hot cell modelo Talia, uma isoladora modelo Elena e blindagens secundárias de transporte em quatro tamanhos distintos. Essa avaliação considerava na revisão zero a manipulação de seis radioisótopos: Ga-68, F-18, I-123, Lu-177, Cu-64 e Zr-89. Também é apresentada uma avaliação de qual seria a espessura mínima de chumbo necessária para lidar com as atividades previstas na entrada do LPPR, o que permitirá o desenvolvimento de uma blindagem para transportar esses elementos radioativos de sua origem até o LPPR. Em sua primeira revisão, as seguintes modificações foram implementadas: um sétimo radioisótopo foi acrescido aos cálculos, o alfa emissor Ac-225; a dimensão do balde de transporte foi alterada, o que acarretou em novos resultados para as taxas de dose efetiva na superfície do embalado; correções pontuais na redação e ajustes em tabelas e figuras. Em sua segunda revisão, as seguintes modificações foram implementadas: foi apresentada uma estimativa da dose máxima anual que receberia um IOE num caso crítico de contribuição cruzada; a margem de segurança do cálculos de atividade máxima foi aumentada para 75%; o tempo efetivo de uso dos equipamentos foi levado em conta; as taxas de doses de dose efetiva das blindagens secundárias foram recalculadas para uma distância de 30 cm da superfície; as atividades previstas de produção do Ga-68 e Zr-89 foram reduzidas; correções pontuais na redação e ajustes em tabelas e figuras.

Como referenciar
SHORTO, JULIAN M.B. Avaliação dosimétrica dos equipamentos e blindagens de transporte do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-CR-005-00-RELT-001-02). Restrito. Disponível em: http://200.136.52.105/handle/123456789/31708. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções