Tendência de mercado de radiofármacos do IPEN: uma abordagem de Dinâmica de Sistemas

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Gaianê Sabundjian
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é responsável por 95% dos radiofármacos utilizados em clínicas e hospitais. Além disso, o IPEN realiza aproximadamente 1,5 milhões de procedimentos de medicina nuclear por ano. O não atendimento dessa demanda trará problemas de saúde para a população. A gestão sustentável e de longo prazo desse mercado requer um monitoramento ativo entre a oferta e a demanda. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da demanda do Tecnécio-99m (99mTc) produzido no IPEN, que é responsável por 80% dos procedimentos Medicina Nuclear com este radiofármaco, para um horizonte de tempo até 2035. A metodologia utilizada nesse estudo está baseada no paradigma de simulação da Dinâmica de Sistemas, combinado com dados empíricos obtidos das instituições e autoridades reguladoras. Esse estudo contribui para o gerenciamento futuro da produção do 99mTc. Embora existam estudos anteriores sobre esse assunto em outros países, esse trabalho destaca o papel que o IPEN desempenha nesse mercado e integra diversas variáveis em um processo de simulação de Dinâmica de Sistemas, para entender o mercado como um todo. Por esta razão, esse trabalho é original na área de radiofármacos. Os resultados das simulações realizadas com o modelo de Dinâmica de Sistemas desenvolvido nesse trabalho para os diferentes cenários propostos, mostram que o IPEN atenderá à demanda de 99mTc para 2035, desde que assuma os valores calculados para as seguintes variáveis: número de funcionários, infraestrutura e importação de matéria-prima.

Como referenciar
MUTARELLI, RITA de C. Tendência de mercado de radiofármacos do IPEN: uma abordagem de Dinâmica de Sistemas. Orientador: Gaianê Sabundjian. 2020. 368 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2020.tde-23122020-134742. Disponível em: http://200.136.52.105/handle/123456789/31742. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções