Espectros de feixes padrões de radiação X nas qualidades de radiodiagnóstico e mamografia a partir de simulações Monte Carlo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2020
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES, 7.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Foram simulados os seis feixes RQR 5, 8, M1, M2, M3 e M4 descritos na norma TRS-457 (IAEA) utilizando o código de Monte Carlo EGSnrc. Foram realizadas simulações computacionais de um tubo de raios X para a obtenção de seus espectros utilizando o software BEAMnrc. As curvas de atenuação para cada espectro foram obtidas com o aplicativo egs_kerma. Por meio das 1ª e 2ª camadas semi-redutoras, dos coeficientes de homogeneidade e das energias médias foi possível determinar a qualidade de cada um dos feixes simulados. Todos os parâmetros de qualidade foram próximos aos estabelecidos na norma TRS-457 (IAEA).

Como referenciar
XAVIER FILHO, JOEL M.; SILVEIRA, IURY S.; CALDAS, LINDA V.E. Espectros de feixes padrões de radiação X nas qualidades de radiodiagnóstico e mamografia a partir de simulações Monte Carlo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES, 7., 23-25 de novembro, 2020, Online. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Metrologia, 2020. p. 1-9. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31838. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções