Avaliação do desempenho do sistema de referência para a calibração de medidores de radiação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2020
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DE QUALIDADE EM METROLOGIA, LABORATÓRIOS E INDÚSTRIA, 17.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O Laboratório de Calibração do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, LCI, atua a mais de 30 anos calibrando instrumentos medidores de radiação aplicados em procedimentos de proteção radiológica, radioterapia e radiodiagnóstico, pertencentes a hospitais, indústrias, clínicas e outros usuários. No ano de 2002, foi estabelecido um Sistema da Qualidade no LCI que desde então tem passado por auditorias internas anualmente. No ano de 2017 o laboratório conseguiu alcançar a acreditação de acordo com a norma ISO 17025 para o escopo “calibração de instrumentos de medição em proteção radiológica: medidor de taxa e de equivalente de dose ambiente”. O sistema utilizado como referência para estas calibrações é composto por uma câmara de ionização esférica marca PTW, com volume de 1L, acoplada a um eletrômetro PTW, modelo UNIDOS. Este sistema tem passado por calibrações periódicas com rastreabilidade ao Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes. Para garantir um bom desempenho nas medicões realizadas com este sistema, foi implantado um programa de controle de qualidade com testes de repetibilidade, corrente de fuga e estabilidade ao longo do tempo. Foi utilizada uma fonte de controle de Sr-90 também da PTW. Neste trabalho é demonstrado o desempenho dos sistema de referência ao longo de 18 anos. Foram realizados em torno de 100 testes de controle de qualidade. Os resultados obtidos foram comparados com o gráfico histórico de estabilidade do sistema. É permitida uma variação de até 2% do valor de referência determinado anteriormente.

Como referenciar
DINIZ, RAPHAEL E.; OLIVEIRA, ALDO R. de; TERRA, ADRIANA C.; POTIENS, MARIA da P.A. Avaliação do desempenho do sistema de referência para a calibração de medidores de radiação. In: CONGRESSO DE QUALIDADE EM METROLOGIA, LABORATÓRIOS E INDÚSTRIA, 17., 30 de novembro - 2 de dezembro, 2020, Online. Anais... São Paulo, SP: Rede Metrológica do Estado de São Paulo, 2020. p. 1-7. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31840. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções